1. Inteligência lógico-matemática - aptidão para raciocinar, formular e validar hipóteses.
2. Inteligência linguística – aptidão verbal, mais concretamente, as subtilezas de significado. Assegura a linguagem verbal e escrita.
3. Inteligência espacial – aptidão para representar espaço, reconhecer e desenhar relações espaciais.
4. Inteligência musical – aptidão para cantar, tocar um instrumento, compor musica.
5. Inteligência corporal-cinestésica – aptidão para controlar os movimentos de forma adequada e harmoniosa, como dançar, fazer atletismo, manipular e usar utensílios e objectos.
6. Inteligência interpessoal – aptidão para compreender e responder adequadamente aos outros.Inteligência intrapessoal - aptidão para se compreender a si próprio.
Na realidade, a palavra inteligência (na linguagem popular, claro) refere-se a tudo o que é emanado dos nossos neurónios. A palavra em si, não lhe importa qual o tema em que o cérebro se destaca. Tudo o que dali venha e se destaque é considerado inteligência.
O conceito de diferentes tipos de inteligências, faz parte deste e doutros ediomas há muito tempo.
É bastante comum as pessoas e os media falarem em Inteligência musical ou Inteligência interpessoal, Inteligência linguística ou Inteligência lógico-matemática.
Uma sociedade que saiba avaliar e maximizar as potencialidades dos seus cidadãos (entre outras coisas), colherá certamente o fruto disso, e obterá um retorno devido passados alguns anos.
(...)
Rui Almeida Santos