sábado, 29 de setembro de 2007

Teoria das inteligências múltiplas




Definição de Inteligência




"A inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planear, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Embora pessoas leigas geralmente percebam o conceito de inteligência sob um escopo muito maior, na Psicologia, o estudo da inteligência geralmente entende que este conceito não compreende a criatividade, a personalidade, o carácter ou a sabedoria." (Fonte: Wikipédia)




Teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner




Segundo Gardner, existiriam 7 tipos de inteligência com regras de funcionamento próprias e que actuam de forma independente – daí a designação da teoria das inteligências múltiplas

1. Inteligência lógico-matemática - aptidão para raciocinar, formular e validar hipóteses.
2. Inteligência linguística – aptidão verbal, mais concretamente, as subtilezas de significado. Assegura a linguagem verbal e escrita.
3. Inteligência espacial – aptidão para representar espaço, reconhecer e desenhar relações espaciais.
4. Inteligência musical – aptidão para cantar, tocar um instrumento, compor musica.
5. Inteligência corporal-cinestésica – aptidão para controlar os movimentos de forma adequada e harmoniosa, como dançar, fazer atletismo, manipular e usar utensílios e objectos.
6. Inteligência interpessoal – aptidão para compreender e responder adequadamente aos outros.Inteligência intrapessoal - aptidão para se compreender a si próprio.





Conclusão



É para mim um dado adquirido, há uns anos a esta parte, que a palavra inteligência não está a ser correctamente abordada pela nossa cultura.

No nosso dia-a-dia escutamos as pessoas a dizer:


- Oh! Mas ele é tão inteligente, faz as contas todas certas!

- E a minha filha? Veja bem que só tira dezoitos a português!

- E o meu Manuel? Já foi convidado para tocar piano na Orquestra Filarmónica!


- Mas afinal o que é que estes três têm em comum? - Pergunto eu.
- Nada!!!
- Como nada? - Perguntam vocês.
- Nada porque todos se destacam em áreas completamente diferentes. Pelo menos em matéria de inteligência.

Na realidade, a palavra inteligência (na linguagem popular, claro) refere-se a tudo o que é emanado dos nossos neurónios. A palavra em si, não lhe importa qual o tema em que o cérebro se destaca. Tudo o que dali venha e se destaque é considerado inteligência.
na lingua anglo-saxónica, isto não se passa bem assim.
O conceito de diferentes tipos de inteligências, faz parte deste e doutros ediomas há muito tempo.
É bastante comum as pessoas e os media falarem em Inteligência musical ou Inteligência interpessoal, Inteligência linguística ou Inteligência lógico-matemática.
Esta noção de diferentes inteligências, permite uma avaliação das pessoas muito mais clara, percebendo neste caso quais as capacidades e aptidões naturais a explorar em cada um de nós.
Uma sociedade que saiba avaliar e maximizar as potencialidades dos seus cidadãos (entre outras coisas), colherá certamente o fruto disso, e obterá um retorno devido passados alguns anos.

(...)
Cumprimentos

Rui Almeida Santos

3 comentários:

Maria Joana Anselmo Eusébio disse...

Olá Rui,

Ontem estava a ler uma revista (Bancários) e qual foi a minha surpresa quando de repente, vejo – te num dos artigos da revista. Normalmente leio sempre esta revista, pois costuma ter artigos muito interessantes. Gostei muito do conteúdo que disponibilizaste e aconselho aos nossos colegas de Mestrado. Não sabia que tinhas editado um livro e que por sinal foi e é um sucesso na área destinada. Parabéns!

Gostei também da forma como estruturaste o teu pensamento relativamente ao conceito tão vasto que é a Inteligência. Também foram bem escolhidas as associações que fizeste à realidade que nos rodeia. Continuação de um bom trabalho.

Pedro disse...

Oi Rui...
Lancaste um livro?!
Ve lá se falas um pouco disso!
Um abraço!

Rui Almeida Santos disse...

Olá colegas.
Obrigado pelos vossos comentários.

É verdade, no passado mês de Outubro de 2006 editei um livro sobre a metodologia de suporte à gestão - Balanced Scorecard.

Este gratificante trabalho, que foi o culminar de um ciclo de grande experiência profissional e investigação académica, tem, na sua essência, a Missão de dar um contributo significativo para divulgar, de forma simples e objectiva, os conceitos e abordagens que o Balanced Scorecard permite a uma qualquer organização.

Para mais informação sobre o assunto, sugiro que visitem o respectivo blog.

www.bscportugal.blogspot.com

Cumprimentos
RS