segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Mathematics Relations


Hi!
Before i start to drop math relation definitions, I’d like to say first that this is my preferred post.
Not because I’m writing in my miserable English, but mostly because I love math.
To be exact, there is some subjects that I don’t like that much, but this relation subject I really love it.
Remembering set theory and the Cartesian product, domains, codomains and so, makes me a happier person.
If you don’t believe me, please just look at this brasilean link.
It is amazing or not?

Link or most genéric Link2

Below you can see some definitions about this matter.

Cya

Rui Almeida Santos

Matemática (do grego máthēma)
.
Ciência, conhecimento, aprendizagem; mathēmatikós: (apreciador do conhecimento) é o estudo de padrões de quantidade, estrutura, mudanças e espaço. Na visão moderna, é a investigação de estruturas abstractas definidas axiomaticamente, usando a lógica formal como estrutura comum.

Teoria dos conjuntos

É a teoria matemática que trata das propriedades dos conjuntos. Ela tem sua origem nos trabalhos do matemático russo Georg Cantor (18451918), e se baseia na idéia de definir conjunto como uma noção primitiva.
Na teoria dos conjuntos, um conjunto é descrito como uma colecção de objectos bem definidos. Estes objectos são chamados de elementos ou membros do conjunto. Os objectos podem ser qualquer coisa: números, pessoas, outros conjuntos, etc. Por exemplo, 4 é um número do conjunto dos inteiros. Como pode ser visto por este exemplo, os conjuntos podem ter um número infinito de elementos.

Relações Matemáticas

Dois conjuntos A e B são iguais quando possuem precisamente os mesmos elementos, isto é, se cada elemento de A é um elemento de B e cada elemento de B é um elemento de A. Um conjunto é completamente determinado por seus elementos; a descrição é imaterial.

Em Matemática, uma relação binária é uma correspondência existente entre dois conjuntos não vazios A e B. O conjunto A é denominado conjunto de partida e o conjunto B é denominado conjunto de chegada.

A correspondência entre os dois conjuntos é dada em termos de pares ordenados, onde o primeiro elemento do par ordenado procede do conjunto de partida A e o segundo elemento do par ordenado procede do conjunto de chegada B.

Os conjuntos de partida e de chegada não tem necessariamente que ter uma estrutura.

Entretanto, segundo o tipo de estrutura que é sobreposta a esses conjuntos e o tipo de restrição que se impõe à própria relação, tem-se tipos especiais de relações, cada qual com um nome específico.

Fonte: (Wikipédia)

1 comentário:

Jorge Afonso disse...

Olá Rui,

Excelente artigo! Vamos conseguir complementar realmente as informações sobre este assunto :)
Parabéns pelo teu blog, pelo desafio assumido de delegado de turma e pelo livro que escreves-te recentemente :)

Continuação de bom trabalho!
Abraço!