quarta-feira, 17 de outubro de 2007

História dos SAD – A Folha de Cálculo

(Este artigo é a 3ª Parte do Trabalho de Grupo sobre a História dos Sistemas de Suporte à Decisão da Magda, Rui Norte e Rui Santos.
A respectiva análise crítica encontra-se publicada no Blog Central)




Antigamente, o termo folha de cálculo dizia respeito às folhas de papel quadriculadas que eram usadas por contabilistas e administradores de empresas, que as utilizavam para armazenar uma grande quantidade de números, dispostos em linhas e colunas. Esses números poderiam, então, ser somados, subtraídos e comparados, uns aos outros.

O desconforto destes papéis era tanto que tudo era feito manualmente, ou seja, ao alterar um valor no centro da folha de cálculo seria necessário apagar os demais valores e recalcular tudo de novo.

O tempo passou e o conceito de folha de cálculo também mudou. Hoje, uma folha de cálculo representa um programa de computador que é utilizado, para manipular cálculos, construir gráficos, gerir e simular dados.

Para além do “Microsoft Excel”, embora o actual papel preponderante, não podemos esquecer de seus precursores, tais como Visicalc, Supercalc, Multiplan, Quatro Pro for Windows e o famoso Lotus 1-2-3, que durante algum tempo foi a grande aposta dessa área.

As três principais características de uma folha de cálculo

A folha de cálculo foi o software que impulsionou o mercado da informática, tendo sido responsável pelo aumento das vendas, sobretudo, por causa de três grandes características que passaram a determinar, em síntese, a qualidade de uma folha de cálculo. Vejamos cada uma delas:

1) Cálculo Automático

É pode realizar qualquer cálculo numa folha de cálculo.
Além dos cálculos aritméticos, podem-se também implementar cálculos relacionais para comparar valores.

2) Armazenamento de Dados

Armazenar e organizar uma grande quantidade de dados também é outra característica fundamental de uma folha de cálculo. Desde o seu advento, essa capacidade vem aumentando consideravelmente.
É extremamente interessante saber que o Excel pode ajudar muitas empresas na gestão e análise de um grande volume de informações, uma vez que para além dos recursos estatísticos, pode fácilmente integrar-se com consultas SQL ou até mesmo com o auxílio de uma base de dados.

3) Possibilidades gráficas on-line

A última e principal característica de qualquer folha de cálculo é a sua capacidade para gerar gráficos automáticos

Visicalc: a grande precursora

A primeira folha de cálculo foi inventada por Daniel Bricklin no final de 1978, quando frequentava o segundo ano do mestrado em negócios da Universidade de Harvard.

As primeiras cópias da Visicalc (VISIble CALCulator) foram entregues para o Apple II em outubro de 1979. Em pouco tempo, a VISICALC tornou-se o software mais vendido no mundo, tendo inclusivamente contribuido para dar utilidade ao mercado dos PC’s.

O Excel





O Microsoft Excel tem sua origem na tentativa da Microsoft concorrer com o Lotus 1-2-3. A primeira versão do Microsoft Excel foi lançada para Mac, em 1985, e a primeira versão para Windows foi lançada em novembro de 1987, com o nome de Microsoft Excel 2.0.

Em meados de 1988, o Excel já ultrapassava o sucesso de vendas do Lotus 1-2-3 que teve dificuldades de integração no Windows (coincidência?).
Desde aí, a Microsoft posicionou-se no topo do ranking em relação ao desenvolvimento de software para PC.

O grande diferença do Excel em relação a outros programas da sua categoria, é a sua flexibilidade gráfica dos dados da folha de cálculo. Desde 1993, a inclusão do Visual Basic for Applications (VBA), baseada no Visual Basic, que adiciona a capacidade de automatizar tarefas no Excel como a definição de funções customizadas através de macros.

E nos últimos anos, a análise multidimensional vem sendo uma das grandes apostas do Excel, como a análise dimensional possibilitada pela criação de Pivot Tables.

Fonte: A História do Microsoft Office

3ª Parte do TPC de Grupo - A História dos DSS - Magda & Ruis

3 comentários:

O contribuinte disse...

Bom trabalho Rui

Só deixo uma correcção...
Quando Dizes:
"Em meados de 1988, o Excel já ultrapassava o sucesso de vendas do Lotus 1-2-3 que teve dificuldades de integração no Windows (coincidência?)."

Em 1988 o Excel já podia vender mais que o Excel, mas não foi por causa de problemas de integração no Windows. Neste ano ainda só havia versão para DOS. A primeira versão de Lotus 1-2-3 para windows chegou em 1991.

Fonte:
http://www.oldsoftwareinfo.com/lotus123v.htm#win10

RFA Santos disse...

Olá Rui, obrigado pelo comentário.
Quanto ao Lotus 123, foi precisamente o que eu disse, ou seja, por dificuldades de integração com o Windows, o Lotus 123 depressa foi ultrapassado pelo Excell.
Quando pergunto se isto da dificuldade de integração do Lotus 123 no windows foi coincidência, refiro-me ao facto de o Windows e o Excel pertencerem ambos à Microsoft.
Abraço
Rui Santos

Filipe Nunes disse...

Achei o screenshot das primeiras folhas de cálculo, texto branco com fundo preto e menus com fundo azul, delicioso! Faz-me lembrar os jogos do Spectrum (belos tempos...)