segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Intuição II - Energias misteriosas ?


Após uma investigação mais detalhada, verifiquei que o termo intuição é muitas vezes associado a algo de mistico e paranormal.
Não sei se existe algo de verdadeiro nesta conotação do acto intuitivo com energias e vibrações, cuja existência ainda não está provada de forma inequivoca.

De acordo com os defensores mais acérrimos desta teoria, as fontes energéticas que nos influênciam por intermédio da intuição, existem com o intuito de nos guiar, sobrepondo-se aos nossos restantes sentidos, de alcance reduzido.
Em baixo, um exemplo desta corrente de pensadores:

"O Veículo da Intuição está conectado directamente com o coração. O coração é, pois, o centro da Intuição. O chakra ou flor de lótus da Intuição gira e resplandesce com extraordinária beleza. Nesse chakra há 7 centros atômicos que servem de instrumento às 7 Grandes Hierarquias Cósmicas para atuar sobre nosso maravilhoso organismo."
(...)

Outras abordagens, menos sensacionalistas, sobre as fontes da intuição têm sido debatidas, como a teoria de Carl Jung:

"Durante séculos, o processo intuitivo foi (e ainda é, em grande medida) considerado um fenómeno paranormal. Na verdade, é apenas uma forma de obter informação, não mediada pelos sentidos, e está disponível para todos os seres humanos.
Em 1920, o psicólogo suíço Carl Gustav Jung, dividiu a humanidade em oito grupos:
- Os sensoriais, os intuitivos, os pensadores e os sentimentais, parte deles extrovertidos e outra parte introvertidos. Daí serem oito tipos. A teoria de Jung teve aceitação em alguns ambientes, mas foi rejeitada nos meios académicos, onde predominavam as idéias de Freud. Foram necessários 60 anos para que a tipologia junguiana fosse corroborada pela Neurociência."
IN: INTUIÇÃO, UM MODO DIFERENTE DE PERCEBER

De todas as teorias e definições do que quer que seja, existem sempre aquelas que nos identificamos mais. A seguinte definição de Ricardo Kelmer, talvez por não ser tão sensacionalista como as anteriores, está mais de acordo com a minha forma de pensar, ou seja, alguém que normalmente pratica a máxima do ver para crer. Um verdadeiro 'Muggle', se tivéssemos no mundo de Harry Potter.

"Acredito que a intuição é uma função psíquica que nos permite perceber as possibilidades inerentes ao tempo presente. É uma função irracional pois apreende a realidade instintivamente, através do inconsciente, sem a participação do pensamento lógico consciente. É a intuição que nos fornece súbitas revelações, perspectivas diferentes sobre a realidade. De repente intuímos, sem qualquer lógica, que é melhor seguir por aqui do que por ali e isso, depois, se revela a decisão acertada. Qual foi a sensação, o pensamento ou o sentimento que nos levou a tomar a decisão correta? Nenhum deles. Foi outra coisa. Foi um entendimento súbito e irracional da totalidade da questão. A intuição seria assim uma função psíquica que nos conecta com o todo. Seria uma função holística."
IN: Ricardo Kelmer

A teoria das energias da intuição e das vibrações mentais é de tal modo popular, que até existem testes que procuram demonstrar a sua existência, como por exemplo o seguinte:

"A intuição é a inteligência do coração. Ela é uma maneira que a mente consciente tem de perceber a verdade de maneira directa, sem raciocinar antes.
A intuição é uma vibração, que flui através de ondas e nós podemos estimular a criação dessas ondas através de exercícios.

QUER SABER COMO PODERÁ DESENVOLVER A SUA INTUIÇÃO?

Formule uma pergunta sobre algo que deseja saber. Escreva essa pergunta numa folha de papel. Pegue num dicionário. Coloque o dicionário sobre os seus joelhos, coloque por cima dele a folha de papel, com a pergunta escrita. Deixe suas mãos apoiadas sobre o dicionários e feche os olhos.
Faça 3 respirações profundas, de olhos fechados.
Seguidamente abra os olhos, leia a pergunta do papel em voz alta e abra o dicionário ao acaso. Coloque o dedo em algum ponto de uma das páginas e leia o que ali está escrito.
De alguma maneira, aquilo que está escrito ali fará sentido diante da pergunta formulada.
Com a repetição constante desses exercício, cria-se uma ligação com as vibrações das palavras e cada vez mais você encontrará informações claras sobre a questões que formular.
Caso não ache resposta à pergunta feita, anote o que leu no dicionário, pois essa palavra poderá trazer alguma luz apenas no futuro, quando a situação sobre a qual queria saber evoluir.

IN: Celina Fioravanti

Impressionante.
Eu ainda não fiz este teste, mas irei fazê-lo um dia destes.
Mas também não estou muito preocupado, pois se o resultado não corresponder às minhas expectativas, sempre posso frequentar um Workshop dedicado a este assunto.
Eis o Programa:

"Workshop: Canalização de Mensagens Intuitivas
- Exercícios para o desenvolvimento da intuição e para obter controle sobre nossas faculdades intuitivas:

1. Intuição canalizada através de mensagem oral
2. Mensagens intuitivas pelo método da escrita direta
3. Exercícios de contato com o Self
4. Técnicas avançadas de escrita direta: mensagem grupal, mensagem corrente e escrita da mão não-dominante
5. Estratégias e exercícios para auxiliar na tomada de decisões de forma intuitiva

Metodologia: Abordagem teórico prática com jogos, vivências e simulação de situações diárias de decisão intuitiva, pretendem auxiliar o participante a exercitar o potencial intuitivo num ambiente livre de riscos. "

IN: Curso, Intuição, Canalização de Mensagens Intuitivas

Enfim, respeitando todas as idéias, penso que estas explicações para a origem da nossa intuição ainda têm um longo caminho a percorrer para poderem ser aceites como uma verdade inabalável.

Over and out ...

Rui Almeida Santos

Sem comentários: