quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Intuição I - Intuição ou Instinto?


Quando comecei a pensar no significado da palavra intuição, veio-me à idéia a nossa existência primária, tendo como base uma necessidade permanente de tomar decisões.

Não sei se já existe este estudo, mas certamente que o número de decisões que podemos tomar num determinado período (por exemplo um minuto) é bastante elevado.

Para termos uma verdadeira idéia, proponho que tentem responder à questão que coloquei no canto superior direito do meu blog – Quantas decisões são tomadas?

Sinceramente nem eu próprio contei quantas vezes foi rodado o cubo mágico, mas foram muitas concerteza.

No entanto, o exercício do cubo referia-se ao numero de decisões. E as intuições?

Será que na base das decisões esteve a intuição? Ou apenas o instinto?

Uma coisa é certa, os dois termos são bastante antagónicos, se não vejamos:

A Diferença Entre Instinto E Intuição

“Instinto é a parte do ser primitivo que habita dentro de nós e que serve como bússola para nossa auto preservação física.
A intuição é a parte do ser superior que habita dentro de nós e que serve como bússola para nosso equilíbrio espiritual/mental/emocional/físico.
Como saber quando estamos sobre o domínio do instinto ou intuição?
O instinto faz-nos lançar os braços para o chão se cairmos. a intuição faz-nos desviar de algo que não sabemos bem o quê, nem porquê, mas que por certo nos faria cair.O instinto é educável, a intuição educa-nos. o instinto faz-nos agir, a intuição predispõe-nos. O instinto actua antes de processarmos, a intuição processa sem o percebermos.São dois níveis fantásticos, quase autónomos, desta nossa fantástica inteligência humana. recursos moldáveis e utilizáveis em função do nosso equilíbrio emocional.”

Eu tinha percebido as deferenças entra intuição e instinto, no entanto a minha curiosidade apenas parcialmente ficou satisfeita.
Eu queria agora saber o verdadeiro significado do termo intuição, mas se já estava curioso, ainda mais fiquei quando descobri um novo elemento que veio aumentar a complexidade do tema e, de certa forma, ser o grande pólo de discussão em torno das fontes da intuição, a nossa existência espiritual.

Mas isso fica para um próximo post.

Rui Almeida Santos

Sem comentários: