quinta-feira, 25 de outubro de 2007

TPC 1 - Objectivo: Ser Feliz


- Ops, não era esta a pirâmide!



A Pirâmide de Maslow, quase mais famosa do que a Pirâmide de Gizé, explica que ser feliz implica satisfazer as nossas necessidades existênciais, desde as necessidades mais básicas, que detêm maior prioridade, até às de nível superior, com carácter bem mais ... egoísta, ou não se referissem ao próprio 'Eu' (Auto) - A Auto-Estima e a Auto-Realização.

Em baixo podemos observar um exemplar da 'quase' mais famosa Pirâmide do Mundo.


Pirâmide de Maslow





Perante esta conhecida teoria da felicidade, alcançada pela satisfação das necessidades, ponho-me a fazer questões:

- Constituir familia resume-se a satisfazer um conjunto de necessidades psiquicas e fisicas num determinado contexto?

Maslow encaixou as necessidades que pressupõem a familia, nos níveis básicos, para as necessidades fisiológicas, indo até ao terceiro nível, o das necessidades sociais onde também se situam o amor e o relacionamento.

- E a Carreira Profissional também é a resposta a uma necessidade?

Bem, aqui o caso muda de figura. Na realidade a nossa profissão dá resposta não apenas a uma necessidade, mas a muitas, se não a todas, ou não fosse o nosso rendimento directamente dependente da nossa profissão.

Assim, por ser a nossa fonte de dinheiro, a Carreira Profissional têm influencia em todas as nossas necessidades, mais ou menos básicas.

Como a satisfação das necessidades básicas têm maior prioridade mas são mais fáceis de satisfazer, sobram-nos as duas 'Autos' da pirâmide, a Auto Estima e a Auto Realização.

Como podemos satisfazer estas duas necessidades? Concerteza muito por via da Carreira Profissional, fonte de dinheiro, de Auto Estima e Auto Realização Profissional e Pessoal.




Foi por via desta última frase, que pude concluir que alcançar a realização profissional, tem muito do que eu pretendo para a minha missão de vida, ou seja, ser feliz.




- Como alcançar a Auto Realização?




É com esta questão que inicío ao 1º TPC desta semana.




Por forma a conseguir um modelo que procure quantificar de forma lógica a minha questão, faço um esforço por me abstrair, e pensar apenas nos objectivos e variáveis associadas, sem me preocupar com o seu grau de importância.




Variáveis para a Auto-Realização:




- Maximizar competências pessoais;


- Maximizar competências curriculares;


- Concluir o Mestrado com mérito;


- Subir na hierarquia;


- Melhorar eficácia profissional;


- Maximizar competências técnicas em DSS;


- Maximizar competências informáticas;


- Ser mais proactivo;


- Obter maior remuneração;


- Maximizar competências de trabalho de grupo;


- Desenvolver relações profissionais sólidas;


- Optimizar relação Académico/Profissional


Provavelmente, ainda caberiam aqui mais alguns objectivos, mas iriam ter uma influencia não tão assentuada na caracterização do problema.




A segunda parte deste artigo, foi a tentativa de estabelecer uma hierarquia através da criação de uma espécie de árvore de objectivos:










Parece-me que falta aqui algo. Aceitam-se criticas a este modelo.


Rui Almeida Santos

3 comentários:

Pedro disse...

Espero que consigas rapidamente o objectivo de seres feliz! Eu tenho a sorte de felizmente já o ser!! Grande abraço e força delegado!!!

Zézinha_Trig disse...

Caro Rui. Gostei muito da tua piramide mas continuo a preferir organizar os meus objectivos nas diferentes "dimensões" humanas, assim não terias dúvidas se faltava algum objectivo. Estás a trabalhar em grande! Agora, estes objectivos são medíveis?
Um abraço

Unknown disse...

bom eu gostaria de saber porque eu acho q tenho inteligencia musical desde criança sempre fui apaixonado por musicas e ritimos e tambem por radios ja tive muita vontade de trabalhar em radio outra coiza tambem a questao tambem eu sempre gostei de novelas tive e tambem tenho vontade de sr ator mais a minha questao e q tenho um problema poucco de gagueira mais eu cantando etc nao aparece nada do problema . que conselho voce min dar e minha auto estima e um pouco baixa . grato