quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Classificação das decisões: Decisões operacionais VS Decisões estratégicas

Vários são os autores que têm vindo a classificar as decisões:

Simon (1960) classificou as decisões em programadas e não programadas. As primeiras são repetitivas e de rotina, e a organização resolve estes problemas através de procedimentos direccionados. As decisões não programadas são pouco estruturadas e normalmente de carácter político.

Hickson (1986) classificou as decisões segundo tópicos relacionados com o tipo de acontecimento ao qual se direcciona a decisão. Assim, as decisões podem ser:

- Tecnológicas; - Organização; - Controlo; - Domínio; - Serviços; - Produtos; - Pessoal; - Limites; - Entradas; - Localizações etc.

Mitzberg (1976) classificou as decisões em três prespectivas:

- Pelo Estímulo, que pode ser tipo problema ou tipo oportunidade;
- Pela Solução, que pode ser, a solução disponível (no inicio do processo), a solução desenvolvida (durante o processo de decisão), solução dedicada (desenvolvida exclusivamente para o processo);
- Pelo Processo, que pode ser uma procura básica, uma procura modificada, uma interrupção simples, um projecto básico, projecto em conflito, projecto político, etc

Por fim, Matheson e Matheson (1998), para efeito de análise da qualidade de uma decisão, sugeriram classificar as decisões em dois grupos, decisões operacionais e decisões estratégicas. As respectivas características encontram-se sintetizadas no quadro mais abaixo:


Sem comentários: