sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Funções



Relação


É uma regra que associa o valor de um determinado domínio com outro valor num determinado contradomínio.

Função

Uma função é uma relação ou regra que afecta cada elemento de um determinado domínio com o seu elemento associado no contradomínio.

Domínio


É o conjunto de valores que podem ser introduzidos numa função. Isto é, o conjunto de todos os valores que uma variável independente pode assumir. Graficamente, o domínio é o conjunto de coordenadas do eixo dos x (abcissas).

Contradomínio

É o conjunto de todos os valores resultantes quando uma função é testada por todos os valores do seu domínio. Isto significa que é o conjunto de valores que a variável dependente pode assumir. Gráficamente, o contradomínio é o conjunto de todos os valores assumidos pelo eixo dos y (ordenadas).

Variável Independente

Tipicamente, o x é a variável independente. Sobretudo, a variável independente é a variável que é livre de assumir diferentes valores de forma independente da outra variável. É possível haver mais do que uma variável independente.

Variável Dependente

É tipicamente a variável y. A variável dependente é determinada com base nos valores da variável independente associada. Se uma função é descrita da seguinte forma: y=3x+2, então y depende do x, mas x não depende de y.

Domínio da Função

Conjunto de todos os numeros reais para os quais a função está definida.


Para um estudo mais detalhado sobre as funções matemáticas, consultar o seguinte sítio:

Sem comentários: