- Ops, não era esta a pirâmide!
Em baixo podemos observar um exemplar da 'quase' mais famosa Pirâmide do Mundo.
Perante esta conhecida teoria da felicidade, alcançada pela satisfação das necessidades, ponho-me a fazer questões:
- Constituir familia resume-se a satisfazer um conjunto de necessidades psiquicas e fisicas num determinado contexto?
Maslow encaixou as necessidades que pressupõem a familia, nos níveis básicos, para as necessidades fisiológicas, indo até ao terceiro nível, o das necessidades sociais onde também se situam o amor e o relacionamento.
- E a Carreira Profissional também é a resposta a uma necessidade?
Bem, aqui o caso muda de figura. Na realidade a nossa profissão dá resposta não apenas a uma necessidade, mas a muitas, se não a todas, ou não fosse o nosso rendimento directamente dependente da nossa profissão.
Assim, por ser a nossa fonte de dinheiro, a Carreira Profissional têm influencia em todas as nossas necessidades, mais ou menos básicas.
Como a satisfação das necessidades básicas têm maior prioridade mas são mais fáceis de satisfazer, sobram-nos as duas 'Autos' da pirâmide, a Auto Estima e a Auto Realização.
Como podemos satisfazer estas duas necessidades? Concerteza muito por via da Carreira Profissional, fonte de dinheiro, de Auto Estima e Auto Realização Profissional e Pessoal.
Foi por via desta última frase, que pude concluir que alcançar a realização profissional, tem muito do que eu pretendo para a minha missão de vida, ou seja, ser feliz.
- Como alcançar a Auto Realização?
É com esta questão que inicío ao 1º TPC desta semana.
Por forma a conseguir um modelo que procure quantificar de forma lógica a minha questão, faço um esforço por me abstrair, e pensar apenas nos objectivos e variáveis associadas, sem me preocupar com o seu grau de importância.
Variáveis para a Auto-Realização:
- Maximizar competências pessoais;
- Maximizar competências curriculares;
- Concluir o Mestrado com mérito;
- Subir na hierarquia;
- Melhorar eficácia profissional;
- Maximizar competências técnicas em DSS;
- Maximizar competências informáticas;
- Ser mais proactivo;
- Obter maior remuneração;
- Maximizar competências de trabalho de grupo;
- Desenvolver relações profissionais sólidas;
- Optimizar relação Académico/Profissional
Provavelmente, ainda caberiam aqui mais alguns objectivos, mas iriam ter uma influencia não tão assentuada na caracterização do problema.
A segunda parte deste artigo, foi a tentativa de estabelecer uma hierarquia através da criação de uma espécie de árvore de objectivos:
Parece-me que falta aqui algo. Aceitam-se criticas a este modelo.
Rui Almeida Santos
3 comentários:
Espero que consigas rapidamente o objectivo de seres feliz! Eu tenho a sorte de felizmente já o ser!! Grande abraço e força delegado!!!
Caro Rui. Gostei muito da tua piramide mas continuo a preferir organizar os meus objectivos nas diferentes "dimensões" humanas, assim não terias dúvidas se faltava algum objectivo. Estás a trabalhar em grande! Agora, estes objectivos são medíveis?
Um abraço
bom eu gostaria de saber porque eu acho q tenho inteligencia musical desde criança sempre fui apaixonado por musicas e ritimos e tambem por radios ja tive muita vontade de trabalhar em radio outra coiza tambem a questao tambem eu sempre gostei de novelas tive e tambem tenho vontade de sr ator mais a minha questao e q tenho um problema poucco de gagueira mais eu cantando etc nao aparece nada do problema . que conselho voce min dar e minha auto estima e um pouco baixa . grato
Enviar um comentário